sábado, 20 de dezembro de 2014

Pérolas perdidas


(front cover)


(back cover)

Não é todos os dias que somos surpreendidos com maravilhas como o álbum que temos em mãos.
Trata-se do único disco editado por Jacky Ray Stevens, um verdadeiro bardo moderno.
Para bandas como os REM que reclamam - e bem - uma enorme herança do magnífico Hank Williams, melhor fariam prestar o devido reconhecimento a Jacky Ray.
De facto, Jabberwocky, foi e continua a ser injustamente um desconhecido.
Tendo nascido durante a Grande Depressão (1930), toda a sua (parca) obra é trespassada por esse profundo respeito pela luta do Homem Comum.
É impossível ficar indiferente à majestosa, profunda, grave, mas terna voz de Jacky.
Desde logo e começando talvez pela última faixa do disco.
Como conter o sentimento quando a frágil guitarra de Stevens acalenta uma história de um pobre trabalhador, longe da sua família, buscando sustento ao longo da estrada? Confessemos a calma que se instala no refrão, na busca do Homem igual : "parked at the diner/i see you tired/leaving the can/in you i know flesh and blood/ another man". Maravilhoso...
E que dizer das pequenas alegrias da vida rural cantadas por este génio? Na faixa "My turkey needs seasoning", a harmónica vem adensar o carácter cómico da canção "I have my turkey all spread/but it doesn' t amount to nothin' without your seasoning all over" .
É o amor juvenil que desponta na sexta faixa, com o imortal verso: "I know what you're feeling/my Pa broke my back, behind the shack" .
Incapaz de competir com a presença de um Elvis, Stevens foi relegado para o esquecimento. Demos então a palavra a este génio.
Imprescindível.

Sem comentários:

Enviar um comentário